MAÇONARIA INICIÁTICA, ANTIGA E OPERATIVA

Nº1
.:.
899









segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Esquadro & Compasso

“O Esquadro e Compasso (ou, mais correctamente, um conjunto de esquadro e compasso unidos), é o único símbolo que mais identifica a Maçonaria. Tanto o Esquadro como o Compasso, são ferramentas do Arquitecto, e são utilizados em rituais maçónicos como emblemas simbólicos para ensinar as lições. Algumas Lojas e rituais, explicam estes símbolos, como lições de conduta: Por exemplo, os Maçons devem "enquadrar as suas acções pelo quadrado da virtude" e aprender a "circunscrever os seus desejos e manter as suas paixões, dentro dos limites, para toda a humanidade".
Na maçonaria, o Esquadro simboliza a rectidão, ou a integridade de carácter, limitada por duas linhas: na horizontal e na vertical. Na horizontal, representa a trajectória a percorrer na Terra, ou seja, na vida terrena, no campo físico. Na vertical, representa o caminho sem fim, que conduz até ao Cosmos, ao
Infinito e a Deus. O Compasso, por sua vez, simboliza o equilíbrio, a justiça, a vida correcta. Como instrumentos de medição, as ferramentas representam o julgamento e o discernimento.”

Sem comentários:

Enviar um comentário